sexta-feira, 18 de junho de 2010

A Bela e o Veículo Encantado


Por Denir Mendes Miranda


Se você é um homem casado, e sua mulher não é contra andar de bicicleta, agradeça todo dia. Se ela compreende, o incentiva e apóia, sinta-se feliz. Se ela pedala também, você é um cara sortudo!!
Se você é mulher, por que não pedala??


Não tenha medo de responder. Este é um problema mundial. Mulheres pedalam bem menos que homens. Alguns dizem que o fator que mais impede as mulheres de optarem pela bicicleta é a falta de segurança. Não só do trânsito em si, de não haver espaço para bicicletas, mas também na simples rotina de estacionar bicicletas, de pedalar sozinha por locais ermos, a mulher está sempre mais vulnerável que os homens – sobretudo aqui, sociedade machista com histórico de violência contra as mulheres.
Outros dizem – e as próprias mulheres confirmam – que pedalar não é “fashion”, não é agradável. A indústria da bicicleta tem grande culpa nisto, pois concentram-se apenas em bicicletas e roupas esportivas. O mercado, no Brasil, é dominado por mountain-bikes, que não são boas nem confortáveis para andar na cidade, e bicicletas de transporte sem estilo, sem graça e sem tecnologia. Poti, Tropical, Ônix são bicicletas feias e até meio bregas – a indústria reforça e alimenta o preconceito social ao não produzir bicicletas de transporte com classe, elegância e estilo.
Outro problema é como guardar bicicletas em prédios e condomínios que também não são amigos das bicicletas. O vídeo Beauty and The Bicycle aponta estes mesmos problemas. Um grupo de garotas de Darlington, norte da Inglaterra, conta as razões porque não pedalam. Guess what!! Falta de infraestrutura e bicicletas inadequadas. Então elas são convidadas a fazer uma experiência. Ganham bicicletas holandesas para transporte, pedalam pelas ruas da sua cidade, depois vão conhecer Bremen, na Alemanha, onde a realidade é completamente diferente. Se não souber inglês (e bem!), vale a pena ver as belíssimas imagens. O que as garotas alemãs dizem é simplesmente incrível!

O trailer de 8 minutos é uma amostra do filme que está sendo exibido na Europa. Também faz parte do projeto um livro e um DVD que podem ser comprados diretamente no site.

Beauty and The Bicycle faz alusão ao conto de fadas francês La Belle et la Bête, em inglês: Beauty and The Beast, mais conhecido por aqui pelo filme A bela e a fera. Escolhido a dedo, o título do projeto é uma metáfora perfeita. A beleza da mulher e os medos de um pavor indefinido, mas real. Quem sabe, ao final da história, as mulheres chorem sobre a bicicleta morta e ela se transforma num veículo encantado??



PS.: Este post é uma homenagem à Maria Cristina, no dia dos Namorados. Já pedalamos muito juntos e vamos continuar ainda por muito tempo. Mas ela não usa a bicicleta para o trabalho. Antes, porque não tinha uma bicicleta decente – até ganhar uma Dahon Briza de presente. Depois, até a síndica proibir o transporte de bicicleta nos elevadores do prédio. Como o prédio não tem bicicletário que preste, e como a Cristina não quer se submeter a descer e subir 3 andares carregando bicicleta no ombro, simplesmente abandonou a idéia de pedalar para o trabalho (a única vez que foi, tomou um banho de chuva…). Agora só pedala comigo, porque eu desço a bicicleta – pela escada ou pelo elevador.

Fonte: http://biciclotheka.wordpress.com/2010/06/13/bela-veiculo-encantado/

Nenhum comentário:

Postar um comentário