segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL COMENTADO - POLÍTICAS ECONÔMICAS, OPERAÇÕES FINANCEIRAS E ADMINISTRAÇÃO DE RISCO

Obra de Antônio Alberto Grossi FernandesAnalista - Desig/Gemon/Diseg/Suinf

SOBRE A OBRA


A moeda e o crédito existem há muitos anos e a organização do sistema financeiro reflete a evolução e o amadurecimento desses instrumentos. Embora seja um tema apaixonante, deve-se considerar que sua interpretação não é trivial, representando um grande desafio condensá-lo em um único texto. Este livro, em cinco grandes capítulos, considera o sistema financeiro no seu contexto global, auxiliando o leitor a compreender a extensão das suas atividades, sua importância para o país e por que deve ser monitorado com tanta atenção.


No Capítulo 1 Organização do Sistema Financeiro Nacional foi introduzido o tema financeiro e analisadas as entidades que operam no setor, incluindo a atuação supervisora do Banco Central. No Capítulo 2 Conjuntura Econômica e Social Brasileira foram considerados os aspectos macroeconômicos relevantes para a gestão pública e privada no Brasil. No Capítulo 3 Política Monetária e Cambial foi abordada a atuação do Banco Central como gestor dessas políticas, incluindo a análise dos sistemas de pagamento e de controle da inflação. No Capítulo 4 Operações Financeiras tratou-se do dia-a-dia das instituições financeiras, suas operações no mercado financeiro e de capitais. No Capítulo 5 Gerenciamento de Riscos foram investigados como são administrados os diversos riscos inerentes ao setor financeiro, inclusive aspectos legais relacionados a garantias e recuperação do crédito inadimplido.

Recomendado pelo site ig.com (http://economia.ig.com.br/empresas/seunegocio/o+que+voce+precisa+ler+antes+de+abrir+seu+negocio/n1237634684507.html) como leitura prioritária para empreendedores. Foram mantidos os cinco capítulos da 1ª. edição, tratando da organização do SFN, conjuntura econômica e social do país, política monetária e cambial, operações financeiras e gerenciamento de riscos, totalizando 675 páginas na versão digital atualizada até setembro/2010.









Nenhum comentário:

Postar um comentário