quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Para quando você vier de férias ao Ceará

Por Acoelhof

Pegue a CE-085, costa oeste, direção Jericoacoara. Percorridos uns 170 quilômetros, vire à direita, direção Icaraí de Amontada. Mais uns 30 quilômetros, passe pelo posto Dois João e pegue a primeira à esquerda, na placa Moitas. O asfalto só chegou recentemente ao lugarejo. De longe, você vai avistar cataventos gigantes, sinal de que é uma região bastante ventilada. Se você não gostar de sossego, não vá. Se não gostar de vento forte, não vá. Se gostar de televisão, não vá. Lá, esqueça o mundo, puxe tudo da tomada, não há quase o que fazer na vila. Leve um livro ou o equipamento para a prática do kite ou do windsurf. Para que você só saia da pousada para o mar, eles capricharam nos seis bangalôs e nas duas suítes. Tudo feito com extremo bom gosto.
O terreno foi muito bem aproveitado, a vista é de tirar o fôlego: Villa Mango.
Os gringos adoram (veja o que eles andam dizendo sobre o lugar no tripadviser- há link no site). Para que você só saia da pousada para o mar, eles capricharam também no restaurante, de chef premiada.
Não é preciso sair da pousada, mas saia. É bom ir à vila, conversar com os nativos, a gente sempre aprende com eles. Vá ao restaurante Praia Azul, do nativo Zé Nunes. Você vai gostar da conversa dele e da comida caseira da dona Edilene.
De dia, os gringos pegam leve na comida, eles sabem que vêm os ventos pesados do kite ou do wind. À noite, eles vão ao Zé Nunes. Fomos duas vezes lá para o almoço. Na segunda vez, da cozinha dona Edilene perguntou se a geladeira, que fica do lado de fora, ao lado das mesas, estava trancada com um cadeado. Uma filha veio, tirou o cadeado da geladeira, disse “vocês podem se servir” e saiu. Depois chegou Zé Nunes com um gringo na garupa da moto. Perguntei de onde o gringo era. Zé Nunes disse “sei lá de onde ele é; mas quando vem um pessoal que não tenho condição de compreender, ele sempre me ajuda”. O gringo podia ajudar mesmo, já falava português direitinho.
Saiu dizendo “vou pegar o beco”.
Soubemos que a chef de cozinha da Villa Mango havia sido premiada no festival internacional do camarão da Costa Negra, em Acaraú, no fim de semana prolongado com o feriado de 15 de novembro. Provamos o prato, justamente premiado. Mas a chef que nos perdoe. Naquele fim de semana, no nosso concurso particular, o vencedor foi o prato “Beijupirá ao forno” da dona Edilene.


PS: Prometi a Zé Nunes que iria divulgar o restaurante dele. Feito, Zé Nunes.


Acoelhof Fortaleza (acoelhof@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário